quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A moça e o rato

Luís Campos (Blind Joker)


Pra resolver duma amiga
seu problema com um rato
tô mandando da Bahia
um lindo e negro gato
mas deixou-me preocupado
o que triste eu constato.

O que amigos disseram
espero seja boato
que o famoso bichinho
não passa de um mulato
que a moça encontrou
na beira de um regato.

Disseram ser batizado
com o nome de Nonato
é um rato brincalhão
sendo mesmo um gaiato
mas se mexerem com ela
ele não deixa barato.

Agride a qualquer cabra
embora seja pacato
quem, sua dona machuque
com palavrões o atos
deixando sua marquinha
na cara do maragato.

Mas esta doce mocinha
fingindo meigo recato
nesse esperto bichinho
grudou que nem carrapato
lembrando as aventuras
da Emília do Lobato.

Como sou um bom baiano
bem tranqüilo e sensato
aconselho a amiga
ir num tabelionato
registrá-lo como dona
de direito e de fato.

E até pode fundar
um pomposo sindicato
e pode ganhar dinheiro
fazendo artesanato
e se gostar de criança
abrir creche e orfanato.

Também dizem que o bicho
tem um grande artefato
que é brabo, belicoso
e dá logo ultimato
dizem que pelas "Oropas"
cometeu assassinatos.

Disseram que seu padrinho
é um grande literato
mas aceita os abusos
desse bicho caricato
ainda dá cobertura
a esse concubinato.

A menina, ao coitado
faz de gato e sapato
assim, o pobre ratinho
quer fugir para o Crato
desesperado da vida
por sofrer tanto maltrato.

Já indiquei ao bichinho
um limpo pensionato
num bairro de Salvador
chamado Jardim Lobato
todos são bem recebidos
sendo antigo o novato.

Mesmo eu sendo ateu
tenho fama de beato
fui um bom servidor público
não cometi peculato
nunca aceitei propina
não faço desses contratos.

Sapo não vou engolir
nem aceitar desacato
como rã e perereca
a primeira só no prato
a outra, há muito tempo
que só vejo em retrato.

Se aparecer aqui
ponho-lhe feio ornato
daquele que vaca usa
de barro e silicato
nunca mais ele chama
este ceguinho de pato.

Por mais que eu tentasse
não sai coelho desse mato
guardei minha "espingarda"
que atira ao olfato
se a "caça" tá cheirosa
vou lá e uso o tato.

Espero que todos gostem
deste pequeno relato
se encontro uma brecha
vou trabalhar meu fosfato
criando a brincadeira
e ao cordel eu resgato.

Pra alegrar aos amigos
serei sempre candidato
é só me darem o mote
que à idéia dou trato
buscando lhes divertir
com rimas neste formato.

Pra não brigar com ninguém
meu repente arremato
mando beijos pras meninas
e abraços pros gaiatos
quem não gostar do que disse
replique que eu combato!

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário